Como a tecnologia ajudou no crescimento da Clínica da Dra. Elisete Crocco

26 de setembro de 2017. Categoria(s): Equipamentos Dermatologia Tratamentos estéticos

Atendimento personalizado, a busca pelas melhores tecnologias e equipamentos do mercado e a capacidade de aproveitar as oportunidades quando elas apareceram fazem parte da fórmula de sucesso da Dra. Elisete Crocco. Formada em Medicina em 2001 e com residência médica feita na Santa Casa de São Paulo, a Dra. Elisete resolveu empreender no final de 2004 junto com o marido.

Ao invés de comprarem uma casa para morar, eles decidiram utilizar o consórcio de imóvel que o casal tinha contratado para comprar um consultório. Foi desta forma que surgiu a Clínica de Dermatologia Dra. Elisete Crocco no bairro Indianópolis, em São Paulo. No imóvel que eles compraram, a clínica iniciou os atendimentos ocupando duas salas. Juntas, elas somavam 56 m2.

As demais salas do imóvel foram alugadas para outros médicos que atendiam em diferentes especialidades. Na fase inicial da clínica, a Dra. Elisete alugava equipamentos, como o equipamento de luz pulsada, e oferecia um número bem menor do que o atual de tratamentos estéticos. Como várias outras clínicas, o negócio da médica foi crescendo pouco a pouco.

Conforme o movimento de pacientes particulares foi aumentando, a Dra. Elisete também começou a alugar mais equipamentos e a contratar funcionários, tendo que ampliar o espaço da clínica expandindo o atendimento para outras salas comerciais no mesmo andar. “Compramos mais duas salas ao lado, alugamos três salas no corredor e fomos ampliando, aumentando”, recorda a proprietária da clínica.

Nesta fase inicial da empresa, a clínica oferecia procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais, com destaque para os atendimentos de rejuvenescimento, peeling e depilação, que eram os mais procurados. Aos poucos a Dra. Elisete foi ampliando a equipe da clínica, mas algo que ela sempre fez questão foi de seguir fazendo as consultas, atendendo os seus clientes.

“Eu preciso ter esse contato com o paciente. Eu atendo e converso com as pessoas e consigo lembrar do histórico das nossas outras conversas. Assim eu me familiarizo mais com cada situação e crio um vínculo maior com cada paciente”, ensina a médica. Este atendimento atencioso e o investimento constante em novas tecnologias ajudam a explicar o sucesso desta cliente da Skintec.

A melhor fase da clínica começou com a compra do primeiro equipamento

Avançando aos poucos e de forma segura, a Clínica de Dermatologia Dra. Elisete Crocco deu um salto em sua trajetória a partir de 2007. O crescimento da clínica foi mais expressivo a partir da compra do primeiro equipamento. “Compramos uma plataforma de luz pulsada, e isso fez uma grande diferença no andamento do consultório. Os nossos pacientes conseguiam fazer o tratamento na hora ou podiam marcar em qualquer dia da semana, diferente de antes, quando alugávamos e tínhamos apenas um dia disponível (para fazer determinados tratamentos)”, explica a médica.

Não demorou muito para a clínica adquirir um segundo equipamento, um Mosaic HP da Skintec. Em 2007, quando ocorreram essas primeiras aquisições, a economia do Brasil também vivia um grande momento, com crescimento do PIB de 6,1%.

Com os equipamentos próprios e maior flexibilidade de atender os seus clientes, a Dra. Elisete aproveitou esta boa fase da economia e o aumento da procura por tratamentos estéticos no país. A cada ano o crescimento da clínica foi se acentuando, com a médica e sua equipe diversificando os seus tratamentos ao mesmo tempo em que adquiria mais equipamentos.

A Skintec fez parte do sucesso e do crescimento da clínica da Dra. Elisete como fornecedora dos equipamentos Mosaic HP, ECO2: Dual Deep, Spectra e VelaShape 3. “A tecnologia funciona quando ela é boa e atende às necessidades dos clientes. Mas nunca oferecemos nada que não tenha sido comprovado cientificamente, algo que seja novo demais. Por isso, também, que as pessoas confiam na gente”, observa a proprietária da clínica.

Conforme as opções de tratamento da clínica foram ampliadas, também aumentou a necessidade de mais pessoas qualificadas para fazer os atendimentos. Hoje a Clínica de Dermatologia Dra. Elisete Crocco têm 10 funcionárias: duas secretárias, duas esteticistas, duas técnicas, uma copeira e três médicas – sem contar a proprietária.

Do ponto de vista dos pacientes, a Dra. Elisete afirma que grande parte da clientela é fiel e acompanhou de perto a evolução da clínica. A diferença, com o passar do tempo, explica a médica, é que agora os clientes procuram a clínica, muitas vezes, já com um tratamento em mente. Ainda assim, cada consulta procura a melhor estratégia de tratamento para chegar no resultado esperado pelos pacientes de forma individual.

Desde abril de 2016 o atendimento passou a ser feito em um espaço de 270 m2 – quase cinco vezes maior que o espaço original da clínica – em uma rua próxima da sede inicial. A mudança foi feita, segundo a médica, porque o espaço antigo já tinha ficado pequeno e porque surgiu uma boa oportunidade de espaço para locação perto daquele onde a clínica funcionava anteriormente e com um preço convidativo.

No espaço original da empresa, a Dra. Elisete montou uma nova clínica, onde ela atua como responsável técnica e o atendimento é feito por quatro dermatologistas. Nesta outra clínica, que também têm a gestão da Dra. Elisete, trabalham outros três funcionários. O case de sucesso da médica faz parte da história da Skintec, que trabalha com equipamentos de ponta e presta serviços de apoio para empreendedores que atuam no mercado de tratamentos estéticos no país.