Dormir maquiada pode acelerar envelhecimento da pele

14 de fevereiro de 2017. Categoria(s): Pele

Mulheres, cuidado: se a preguiça apertar e der aquela vontade de dormir maquiada e passar por cima do ritual de limpeza e higienização da pele, saiba que isso está contribuindo para o envelhecimento precoce de sua pele. Veja abaixo algumas respostas do dermatologista Dr. Jardis Volpe sobre o tema.

Tudo o que você precisa saber sobre dormir maquiada

Dormir maquiada pode acelerar o envelhecimento da pele. Por qual motivo isso acontece?

Com certeza. E os motivos são inúmeros. Em primeiro lugar, é durante a noite que nossa pele passa pelo processo automático de renovação celular, o que ajuda a mantê-la mais bonita. Dormir maquiada atrapalha esse processo. Além disso, a maquiagem prolongada pode entupir os poros, gerando mais cravos e espinhas.

Além de colocar em jogo a jovialidade da pele, o hábito pode causar mais consequências para a saúde da cútis?

Pode sim, pois a renovação celular da pele, ou seja, a descamação natural que ocorre todos os dias em nossa pele (e que é imperceptível por nós) fica comprometida, mas o mais grave é o quadro de acne que o excesso de maquiagem pode causar, por entupir os poros.

Qual é a melhor maneira para limpar a pele antes de ir para a cama? Existe um passo a passo a ser seguido?

Existe. O melhor é usar um demaquilante para iniciar a remoção da maquiagem e, em seguida, lavar o rosto com um sabonete líquido. Por fim, sugiro usar um tônico para a limpeza mais profunda dos poros, para tirar resíduos de maquiagem que possam ter ficado dentro dos poros. O tônico pode ser para peles normais. Para peles mais oleosas, sugiro um tônico mais adstringente.

E o que não deve ser feito em hipótese alguma?

Só lavar o rosto com sabonete para retirar a maquiagem, isso não limpa adequadamente a pele, deixando uma boa parte dos resíduos na pele.

Qual é o produto coringa para manter a pele sempre limpa após o uso da make?

A água micelar. É uma solução líquida que funciona muito bem como demaquilante, quando a maquiagem não é à prova d’água, e também funciona como tônico, pois limpa mais profundamente e contém vitaminas essenciais para a pele. Ou seja, pode ser aplicada diretamente, economizando o passo a passo acima para quem está com pressa e pode ser usado como coringa.

O hábito de remover a maquiagem adequadamente garante quais resultados?

Pele jovial, reduzindo o risco de acne, poros dilatados, cravos e pele opaca, pois a renovação da pele não fica comprometida.