Indústria dermocosmética: a ação das vitaminas nos cosméticos

22 de junho de 2017. Categoria(s): Pele

A indústria dermocosmética tem apostado cada vez mais no uso de ativos com vitaminas. Essenciais para a pele, as vitaminas estão ligadas a uma série de ações: vão desde o poder hidratante e antioxidante até as propriedades de cicatrização. “A indicação de cada uma das vitaminas com efeito tópico na pele depende sempre da orientação do médico dermatologista, que vai avaliar o que é melhor para cada paciente e em que tipo de veículo (gel, creme, sérum, emulsões)”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Como agem as vitaminas nos cosméticos

Vitamina A

“A forma pura dessa vitamina é o retinol, que tem poder antioxidante, com ações rejuvenescedoras, agindo no núcleo celular e promovendo renovação. Ajuda na retenção hídrica, além de estimular também a produção de colágeno novo.”

Vitamina B

“As vitaminas do grupo B atuam de forma a combater a descamação das camadas mais externas da pele, aumentar a resistência e diminuir os efeitos nocivos dos raios UV. A vitamina B2 auxilia na formação da pele, unhas e cabelos saudáveis. A vitamina B3 é uma coenzima na síntese dos aminoácidos e ácidos nucleicos que age proporcionando luminosidade na pele. A vitamina B5 ou D-Pantenol é hidratante, anti-inflamatório, melhora a proliferação celular e a cicatrização.”

Vitamina C

“O ácido ascórbico é um poderoso antioxidante, cuja aplicação tópica permite alcançar níveis que não seriam possíveis com a ingestão de frutas ou de suplementação oral. Além de frear a ação dos radicais livres, a vitamina estimula a formação de novo colágeno e ajuda a proteger a pele dos efeitos do sol, na medida em que uniformiza o tom de pele e melhora sua textura.”

Vitamina D

“A vitamina D atua estimulando a mesma ação e resposta celular na pele: controlar os fatores de crescimento, agir na diferenciação e proteção celular, além de exercer papel imunológico.”

Vitamina E

“Atuando como escudo protetor contra os radicais livres, a vitamina E hidrata a pele de dentro para fora, aumenta a maciez por meio de efeito cumulativo, suaviza e ajuda no reparo do tecido (cicatrização), tem poder antioxidante poderoso, reduzindo os danos causados pelo fotoexposição excessiva.”