Lavar o cabelo com água quente é saudável?

16 de maio de 2017. Categoria(s): Cabelo

Toda vez que a temperatura abaixa, a propensão maior é de tomar banhos mais quentes e mais demorados. Além dos malefícios que isso causa para a pele, o cabelo não fica imune.

É saudável lavar o cabelo com água quente?

A dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que lavar o cabelo com água quente é algo que deve ser evitado. A temperatura elevada da água provoca o estímulo indesejado das glândulas sebáceas, o que gera coceira, descamação ou vermelhidão. “Além disso, provoca a abertura das escamas do fio, pois ajuda a  remover  a proteção externa onde estão as ceramidas (gordura natural de proteção), provocando a abertura da cutícula das hastes, tornando os fios mais vulneráveis à formação de pontas duplas, ao ressecamento das pontas e ao corte e à queda  dos fios por fragmentação”, explica.

Se isso for uma prática, cuidado: lavar o cabelo com água quente também pode tornar os fios sem brilho, uma vez que todas estas alterações provocam uma superfície irregular que não consegue refletir a luz natural  com intensidade adequada, explica a dermatologista.