Mercado da beleza: como se diferenciar no serviço de depilação

19 de setembro de 2017. Categoria(s): Depilação Equipamentos

O mercado da beleza não conhece a palavra crise. A cada ano, independente de como a economia brasileira está se desenvolvendo, tratamentos estéticos e serviços como o de depilação continuam fortes e registrando crescimento. O Brasil é o segundo mercado mais importante do mundo em tratamentos estéticos – setor que cresceu a nível global 9% em 2016.

Um dos segmentos com maior potencial de crescimento para 2017 e para os próximos anos é o de negócios relacionados com a área de “Saúde, Beleza e Bem-Estar”. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), este segmento faturou 15,5% mais em 2016 do que no ano anterior. E a expectativa é que em 2017 o crescimento do faturamento das franquias com este perfil seja de 17%.

Neste cenário em que o mercado da beleza está em constante crescimento e cada vez mais competitivo, como você pode diferenciar o serviço de depilação que é oferecido pela sua empresa? Uma das formas de fazer isso é investindo em tecnologia, em equipamentos que podem trazer ainda mais qualidade para o atendimento.

Dicas para você se diferenciar no serviço de depilação

Existem diversas estratégias para você se diferenciar no mercado concorrido da depilação. É possível adotar boas práticas de baixo custo e ações que podem significar um investimento inicial mais alto mas que podem marcar um novo momento da sua prática profissional, levando a sua clínica para um outro nível de competitividade. Confira, abaixo, algumas estratégias para você conseguir se destacar no mercado da beleza.

1. Nunca deixe de escutar os seus clientes

Esta prática não é recomendada apenas para o planejamento de um novo negócio. Muitas clínicas fazem um bom estudo de mercado que, entre outros pontos, inclui a análise e estudo do seu público potencial e no qual você quer chegar, mas, depois, deixam esta prática relegada ao plano de negócios.

A primeira dica é que você nunca perca o foco no seu público alvo. Em momento algum da trajetória da sua empresa. Oriente a sua equipe e cuide para que você mesma esteja sempre atenta às sugestões que os seus clientes dão para o seu negócio no dia a dia. E mesmo quando os clientes não contribuem de forma espontânea com sugestões de como melhorar o atendimento, procure estimular este feedback.

Também é muito importante que você e a sua equipe registrem estas sugestões e que as sistematizem, buscando formas de atender o que for possível e fizer sentido para a sua empresa. O que não for possível atender, você deve ter claro as razões para isso e ser transparente com os seus clientes sobre as escolhas que você está fazendo.

2. Invista em produtos de qualidade e nos seus profissionais

Uma das formas de você se diferenciar no mercado da beleza é investindo em produtos de qualidade e que o valor deles seja também percebido pelos seus clientes. Procure sempre aliar qualidade com preço e precificar bem os seus serviços para que esta qualidade seja absorvida em cada atendimento.

Tão importante quanto investir em produtos de qualidade que vão trazer conforto e bem estar para os seus clientes é você investir na qualificação dos profissionais que trabalham para você. Oferecendo cursos rápidos para a sua equipe você pode obter resultados excelentes no atendimento a curto prazo.

Outra vantagem do investimento constante em qualificação é que o pessoal que trabalha para você se sentirá estimulado e valorizado. Eles vão perceber que você acredita no potencial deles de crescer, e isso ajuda no clima organizacional e na retenção de talentos. Um atendimento qualificado e atencioso no serviço de depilação pode ser o grande diferencial que você está procurando no mercado.

3. Invista no ambiente e tenha atenção aos detalhes

Algumas vezes a conquista de um cliente pode residir nos detalhes. Imagine que a maior parte da sua concorrência tem profissionais qualificados e está atenta às demandas e necessidades de seus clientes. O que mais você pode fazer para se diferenciar no mercado da beleza? Depois de seguir os dois passos anteriores, existem outros dois que podem fazer toda a diferença para o crescimento da sua empresa.

Pense no seu ambiente de trabalho e onde você recebe os seus clientes e procure perceber onde estão as oportunidades de você tornar este local ainda mais agradável, confortável e bonito. Investir em detalhes da decoração, no mobiliário e nas instalações, além de oferecer algum tipo de bebida para agradar os seus clientes são detalhes que podem fazer toda a diferença. Também pense na iluminação mais adequada para cada ambiente – recepção, sala de tratamento, etc.

Caso os seus clientes tiverem um perfil que pode gostar de música ambiente, pense no estilo mais adequado para os seus públicos. Investir nestes e em outros detalhes pode ajudar no processo de encantamento dos seus públicos e a fazer com que eles façam a tão desejada propaganda boca a boca.

4. Invista em equipamentos de ponta

Depois que o seu negócio já tiver um nível de maturidade maior ou se o seu público alvo desde o início for bastante exigente, vale a pena estudar no mercado os melhores equipamentos para o serviço de depilação. Cada vez mais pessoas estão procurando, por exemplo, a depilação a laser, técnica definitiva, indolor e sem contra indicações.

Na lista dos procedimentos estéticos que não exigem cirurgia no Brasil, a depilação permanente lidera o ranking com bastante diferença do segundo colocado. De acordo como ranking divulgado em 2017 pela ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery), em 2016 foram feitos 73.370 procedimentos de depilação definitiva no Brasil. O país é o quarto no ranking global deste tipo de tratamento – o primeiro lugar é ocupado pelo Japão.

Entre os equipamentos disponíveis no mercado, uma opção que pode ajudar você a se diferenciar no mercado da beleza não apenas com a depilação, mas agregando novos serviços na sua clínica, está o Candela GentleLase Pro.

Referência mundial em depilação permanente, o equipamento permite sessões rápidas e confortáveis para os clientes. Além disso, o Candela GentleLase Pro permite o tratamento de manchas na pele, hemangiomas e telangiectasia (vasos finos existentes na superfície da pele, chamados popularmente de microvasos ou vasinhos).

Este equipamento e outros que apresentam tecnologia de ponta podem ser o “pulo do gato” para você se diferenciar no mercado da beleza qualificando o seu atendimento. A primeira dica é você estudar o mercado, fazer uma projeção sobre o quanto este investimento poderia dar retorno para o seu negócio e em quanto tempo.

Depois procure a melhor solução do mercado, avaliando também a assistência técnica disponível e o treinamento que é oferecido com a venda de cada equipamento. Finalmente, após adquirir o equipamento, adote uma estratégia para mostrar que a sua empresa está oferecendo serviços diferenciados e colha os resultados desta estratégia.