Como controlar a oleosidade da pele em 5 passos

21 de fevereiro de 2017. Categoria(s): Pele

A pele oleosa é uma das mais comuns no Brasil. Mais propenso a espinhas, este tipo de pele precisa de cuidados especiais, segundo a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro da American Academy of Dermatology. Ela recomenda cinco passos para controlar a oleosidade da pele:

Passos para controlar a oleosidade da pele

1 – Lavar o rosto com água em temperatura ambiente para fria, duas vezes ao dia, com sabonete de controle da oleosidade à base de extratos como: hamamélis, calêndula, ácido salicílico, melaleuca, hortelã, entre outros. Eles promovem adstringência e limpeza mais profunda para remoção do sebo produzido excessivamente pelas glândulas sebáceas.

2 – Utilizar esfoliante de duas a três vezes por semana, de preferência com ativos naturais, como a casca do arroz ou a semente de apricot para promover renovação epitelial e desincrustação de rolhas de queratina, proteína morta e sebo presentes no orifício dos poros. Aplicar na pele molhada. Após lavar com o sabonete, massagear com movimentos circulares e deixar ficar por dois a três minutos. Enxaguar.

3 – Utilizar pela manhã hidratante seroso em veículo aquoso ou à base de ácido hialurônico, no rosto e no pescoço, para promover hidratação e revitalização. Isso ajuda a manter a molécula de água na pele, evita a produção de gordura como efeito rebote da pele desidratada e reage aos agressores ambientais (mudança de temperatura e umidade, poluição, exposição ao calor e estresse).

4 – Utilizar fotoproteção associada pela manhã com FPS em texturas matificantes, secas ou fluidas ou oil free, com filtro de proteção solar sempre acima de 15.

5 – À noite, antes de dormir, usar — após a higienização com sabonete e esfoliante ou apenas o sabonete — produtos à base de retinol, azeloglicina, alfa hidroxiacidos ou vitamina C em veículos como gel, emulsão sem óleo ou mousse no rosto.