4 mitos sobre varizes (e o que realmente agrava essa condição)

Publicado por   Skintec
Skintec

 

Genética, idade e gêneroEsses são os três principais fatores de risco para o desenvolvimento das varizes — veias dilatadas e tortuosas que perderam sua função causando danos estéticos e danos circulatórios

 

O fator genético é determinante, e pode ser agravado com o envelhecimento. Além disso, as mulheres são mais propensas ao desenvolvimento das varizes devido à influência hormonal, já que elas têm as veias mais flácidas que os homens.  

 

Porém alguns hábitos também podem agravar o surgimento das varizes, como ficar muito tempo em pé ou sentada com as pernas cruzadas ou curvadas, já que isso pode comprometer a circulação. A gravidez e a obesidade também ocasionam a dilatação das veias. 

 

As varizes do sistema venoso externo podem doer, arder, dar sensação de peso às pernas e tornozelos, coçar, incomodar esteticamente e, dependendo do grau, levar a úlceras varicosas. 

 

Não existe prevenção absoluta, mas há algumas medidas para retardar o seu aparecimento ou para melhorar a circulação sanguínea. E como esse tema é cercado por muitos mitos, preparamos alguns pontos que vão ajudar você a entender as verdades e os mitos sobre as varizes. 

 

 

1 – Salto alto provoca varizes?

 

Na verdade, não existe consenso em literatura científica dizendo que o uso de salto alto no longo prazo possa causar varizes. Mas devemos levar em conta que alguns trabalhos sugerem que existe, sim, um prejuízo no retorno venoso com o uso do salto.  

 

Também devemos levar em consideração que seu uso contínuo causa alteração de postura, encurtamento de tendão de Aquiles, e uma série de problemas ortopédicos.  

 

Existe um consenso entre os médicos de que o mais adequado seria, no caso das usuárias mais assíduas de salto, que tentassem alternar a altura: com o uso de saltos mais grossos (que dão mais estabilidade), dar preferência aos saltos de 3-4 cm para uso diário, e é claro, fazer atividade física regular e alongamento para tentar minimizar os efeitos deletérios que o salto pode causar. 

 

 

2 – Fazer depilação com cera quente causa varizes?


A depilação em si não causa varizes nem vasinhos nas pernas, já que as varizes são veias dilatadas na camada subcutânea; os vasinhos ocorrem dentro da camada da pele. Acreditava-se que a depilação por cera quente poderia desencadear o aparecimento pela vasodilatação provocada pelo excesso de calor, mas isso nunca teve corroboração em trabalhos científicos. 

 

3 – A musculação pode provocar varizes? 

 

Assim como todo exercício que aumente a bomba muscular da panturrilha, a musculação é uma aliada no combate às varizes, porque ajuda no retorno venoso 

 

Os exercícios aeróbicos (nadar, correr, caminhar e pedalar) são os ideais para mexer o corpo e fugir do sedentarismo, o principal vilão para o surgimento das varizes.  

 

No caso de quem pratica halterofilismo existe aumento do calibre das veias e diminuição da camada de gordura, o que torna as veias bem aparentes, porém cabe ressaltar que essas veias são normais, e não varicosas.  

 

 


20.000 abdominais em 30 minutos sem esforço (e com acompanhamento médico)?   Conheça o CMSlim!


 

4 – Subir escadas dá varizes? 

 

Não. Na verdade, esse é um exercício excelente para o retorno venoso. As aulas de step, por exemplo, são excelentes para treinamento cardiopulmonar e extremamente benéficas para musculatura da perna. Exercícios de impacto como pular cordas também não pioram as varizes. 

 

 

O que realmente agrava o problema? 

 

A gravidez pode agravar as varizes. Um dos fatores que fazem com que as futuras mamães apresentem o problema nas pernas é hormonal: a progesterona aumenta a dilatação de todas as veias do organismo. Além disso, o crescimento do feto eleva a pressão nas veias das pernas.  

 

Para minimizar o problema, a recomendação é o uso de meias de compressão a partir do segundo mês de gravidez. O ideal é colocar pela manhã e tirar apenas na hora de dormir. 

 

Além da gravidez, anticoncepcional é um fator agravante. Por ser hormonal o anticoncepcional aumenta, também, a incidência de tromboflebite (inflamação da veia com formação de coágulo). Por conta do estrogênio, o método contraceptivo oral também aumenta o número de vasinhos. 

 

 

Como resolver o problema com as varizes 

 

Cada caso requer um tipo de tratamento, que pode ser por meio da escleroterapia (substância química injetada dentro da veia), uso de lasers e radiofrequências, ou procedimentos que combinem as técnicas.  

 

Cirurgias também podem ser indicadasVale salientar que antes de tudo, é necessário se consultar com um médico especializado já que cada caso pode requerer um tratamento diferente.  

 

Aproveite e pergunte para o seu médico se ele já está utilizando os equipamentos de alta tecnologia da SkintecPor termos mais de 25 anos de presença no mercado brasileiro, muitos dos principais profissionais do país já contam com a gente para ter os melhores equipamentos para realização de procedimentos estéticos, sejam eles corporais ou faciais.  

 

20.000 abdominais em 30 minutos sem esforço (e com acompanhamento médico)?   Conheça o CMSlim!

Assuntos: Tratamento Corporal, Para Pacientes, Pele

Barra de Status