Benefícios dos exossomos em tratamentos faciais e capilares

Publicado por   Skintec
Skintec

Entenda o que são exossomos e como atuam na medicina estética.

 

EXOSSOMOS

 

Se você está por dentro das últimas novidades da medicina estética, já sabe que exossomos é o assunto do momento. Esses pequenos e poderosos agentes ganharam os holofotes devido à sua capacidade de melhorar a saúde da pele e cabelo.


Com destaque no IMCAS 2024, o maior congresso mundial do setor, a Skintec mergulhou fundo no tema para trazer as novidades em tecnologias de regeneração e drug delivery utilizando exossomos.


O que são exossomos?


Exossomos são pequenas vesículas extracelulares secretadas por praticamente todos os tipos de célula. Ricos em biomoléculas como DNA, RNA, lipídios, proteínas, entre outros, eles desempenham um papel fundamental na comunicação intercelular, influenciando diretamente em processos biológicos e fisiológicos.

 

Como os exossomos atuam?


Os exossomos funcionam como mensageiros celulares. Ao serem liberados pela célula de origem, transporta-se até a célula-alvo através dos fluidos extracelulares e entregam seu conteúdo para a célula receptora.


Esse processo permite que os exossomos transfiram informações importantes para o interior das células receptoras, influenciando em respostas imunológicas, regeneração tecidual e regulação da expressão gênica.


Benefícios dos exossomos na medicina estética

 

Na medicina estética, os exossomos são benéficos por sua capacidade de promover a regeneração da pele, estimulando a produção de colágeno e elastina, e regeneração capilar, favorecendo o crescimento saudável dos fios.


Veja como os exossomos podem ser utilizados em tratamentos estéticos:

 

Drug Delivery


Nesse procedimento a entrega dos exossomos é aprimorada, por alcançar as camadas mais profundas da pele. Para isso, tecnologias como o laser ULTRA e Morpheus8 podem não apenas realizar drug delivery, mas tratar paralelamente outras condições.


O laser ULTRA é um Thulium com comprimento de onda de 1927nm capaz de criar na epiderme pequenos canais com reservatórios responsáveis por armazenar a substância ativa e entregá-la gradualmente à pele, prolongando e melhorando os efeitos benéficos.


“Com o laser ULTRA é possível ativar a regeneração da pele tanto pela indução térmica do laser, quanto por agentes regenerativos, como os exossomos, por drug delivery” como explica a dermatologista Mariana Muniz, que esteve presente no IMCAS.


Para drug delivery a Skintec também oferece o Morpheus8, uma avançada radiofrequência microagulhada. Essa tecnologia cria microcanais na epiderme usando agulhas finíssimas, enquanto o calor da radiofrequência melhora a permeabilidade cutânea, amplificando a absorção de exossomos pela pele e potencializando os efeitos do tratamento.

 

Regeneração capilar


Quando falamos em regeneração capilar com exossomos, referimo-nos ao Rigenera, um sistema com tecnologia patenteada de Microenxertos Autólogos® que utiliza Exossomos Smart, isto é, exossomos de origem autóloga e específica do tecido capilar, para transmissão correta da mensagem de regeneração.


A dermatologista Vanessa Metz, referência em Rigenera e exossomos, destaca: “Rigenera trata-se do processamento de microenxertos autólogos, que levam à liberação de material de células vivas, componentes de crescimento e a grande novidade: exossomos próprios. Então, no local em que for aplicado os microenxertos, haverá um estímulo para mudança de comportamento no crescimento dos seus fios.” e conclui: “Esse é um tratamento para alopecia androgenética, com a existência dos seus próprios exossomos nos microenxertos autólogos.”

 

Em estudos recentes (fevereiro, 2024) entre as Universidades de Ferrara e Barcelona, foram concluídos que um procedimento com Rigenera pode gerar aproximadamente 55 bilhões de exossomos autólogos, quando utilizado 3 biópsias de 2,5mm cada. Isso demonstra o forte potencial regenerativo da tecnologia para recuperação da saúde capilar.

 

O futuro dos exossomos


É evidente o potencial dos exossomos em tratamentos estéticos. As diversas aplicações e benefícios estão sendo estudadas por cientistas de todo o mundo e prometem revolucionar o mercado. E a Skintec, como representante nacional de tecnologias de alto padrão para saúde, beleza e bem-estar, continuará estudando e compartilhando os benefícios que essa novidade pode trazer.

 


 

Leia também:

HAIR MISSION: protocolo para tratamento capilar

ALL IN ONE BEAUTY SKIN: protocolo exclusivo do laser Derma V

THE SKIN SECRET: protocolo para renovação completa da pele

MORPHEUS8 X: protocolo para resultados superiores em tratamento corporal

Barra de Status